INSTITUIÇÃO

A SEEDE HISTÓRIA ESTRUTURA ESPIRITUAL PROGRAMAS DE AÇÃO
 
A SEEDE
 

UM SÓ NADA FAZ . É O CONJUNTO QUE OPERA

 

A SEEDE – Seara Espírita Entreposto da Fé, é uma entidade filantrópica, reconhecida de utilidade pública por Decreto Federal, e leis Estadual e Municipal, fundada em 14 de Agosto de 1990, tem sua sede no Bairro Monte Verde, no Município de Florianópolis. Desenvolve trabalhos de Assistência Social voltados à pessoas e à famílias carentes, atingindo crianças, jovens e adultos.

A SEEDE é mantenedora de duas Unidades: O CEMPO-Centro Espírita "Médico dos Pobres" de cunho religioso e social e outra o CETREVI-Centro de Tratamento, Recuperação e Educação e Vivência Integral de cunho eminentemente sócio educacional. Através dessas unidades, viabiliza seus programas ação de cunho cultural, social e educacional em parcerias com Instituições Públicas e/ou privadas ligadas por objetivos comuns.

O que é a Instituição SEEDE:

A SEEDE – Seara Espírita Entreposto da Fé, é uma entidade essencialemente voltada ao ser humano, em seu estágio atual de evolução. O sofrimento que envolve o homem nos tempos modernos tem suas raízes localizadas em ações desenvolvidas pelo mesmo no passado próximo ou longínquo. Assim, a SEEDE através do CEMPO - Centro Espírita "Médico dos Pobres" procura mostrar ao indivíduo, sua origem, ou seja, da onde ele vem, qual a razão de sua existência, porque ele está vivendo ! Quais os reais motivos de suas angústias, seus sofrimentos, seus dissabores, suas provações e suas expiações ! Procura mostrar ainda, que o homem é um SER que pré-existe ao nascimento e subsiste a morte, onde continua sua marcha evolutiva, passando por ambientes por ele conquistados e regulados por Leis Divinas Universais.

A SEEDE dispões aindo do CETREVI - Centro de Tratamento, Recuperação, Educacão e Vivência Integral, onde desenvolve, basicamente dois programas: Desenvolve-se através de palestras, cursos periódicos, entrevistas de orientação espiritual e trabalhos sócio educativos. Programa de Formação Ético/Moral, destinado, principalmente à crianças e adolescentes.

O primeiro procura oportunizar ao homem, carente de recursos materiais, emocionais, psicológicos, sociais culturais. O segundo, desenvolve um trabalho diário com crianças e adolescentes em horários do contraturno escolar, proporcionando-lhes uma formação integral para a vida. O CETREVI proporciona ainda um processo de reeducação integral, exercitando a prática do bem em trabalhos voluntários desenvolvidos na própria Instituição. No ano de 2009, a SEEDE ampliará seu trabalho que desenvolve o programa de EDUCAÇÃO INFANTIL, desntinado a crianças de 2 a 5 anos, principalmente aos filhos de pais que precisam trabalhar o dia inteiro

A SEEDE e a comunidade:

O trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1990, reforçou-se no ano de 1998, com o atendimento de dependentes químicos em regime de Internato, desenvolvendo o programa de reeducação integral do SER, principalmente aos portadores dos mais variados processos viciosos, demonstrou na prática a necessidade do trabalho ser mais amplo, envolvente, permanente e contínuo.

Inicialmente a Instituição desenvolveu este trabalho contando basicamente com seus recursos próprios, tanto financeiros como humanos(principalmente voluntários) e de infraestrutura física.

No entanto, a preocupação de Instituição, com relação a dependência química e de outros processos viciosos que desestruturam a família, alicerçada numa realidade da comunidade adjacente à Instituição, sempre foi muito abrangente, todavia, a carência de recursos financeiros e humanos, mesmo voluntários,era uma questão que limitava a expansão das atividades da Instituição.

Diante desta situação, houve a necessidade de buscar a contrapartida da Prefeitura Municipal do município, principalmente na área educacional, Secretaria da Educação, para facilitar o desenvolvimento deste programa de recuperação de pessoas, de extrema importância para a comunidade, tendo em vista os processos viciosos que estão instalados no seio das famílias localizadas no bairro. A busca de profissionais da área educacional veio a otimizar as ações junto ao público atendido, construindo o programa de atendimento baseado na formação ético/moral cristã que veio propiciar um retorno esperado e mais rápido.

Para este ano, o Programa de Formação Ético/Moral pretende dar um atendimento a crianças e adolescentes, fundamentado nas necessidades, observadas na comunidade.